Concurso para linha de TGV entre Lisboa e Porto avança em 2023. Primeiros troços concluídos em 2028

Concurso para linha de TGV entre Lisboa e Porto avança em 2023. Primeiros troços concluídos em 2028

O Governo espera lançar o concurso para a construção dos primeiros troços da linha de alta velocidade Lisboa/Porto em 2023. O ministro das Infraestruturas afirmou esta segunda-feira no Parlamento que espera iniciar as obras em 2024 que têm conclusão prevista em 2028. Pedro Nuno Santos reconhece que é arriscado dar prazos, “mas trabalhamos com prazos”.

Pedro Nuno Santos: “Chegou a hora de a rodovia ajudar a financiar a ferrovia”

Pedro Nuno Santos: “Chegou a hora de a rodovia ajudar a financiar a ferrovia”

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, diz que está na hora de a rodovia financiar os investimentos na ferrovia, mas para isso tem de manter os dois modos de transporte juntos na Infraestruturas de Portugal (IP) para poder ter uma gestão mais direta sobre as receitas que as concessões rodoviárias em breve vão proporcionar.

«Acesso directo» aos portos fixará a ferrovia como garante da «circulação de grandes fluxos»

«Acesso directo» aos portos fixará a ferrovia como garante da «circulação de grandes fluxos»

O «acesso directo aos portos, aos terminais logísticos» e a «possibilidade de transportar camiões sobre carris nas chamadas ‘auto-estradas rolantes’» serão importantes para estabelecer « a ferrovia como o sistema que assegura a circulação dos grandes fluxos», analisou o Ministro das Infra-estruturas, num artigo de opinião recentemente publicado pela ADFERSIT, no qual o governante analisa a importância do Plano Ferroviário.

Discurso do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, no encerramento do Portugal Railway Summit 2021

Discurso do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, no encerramento do Portugal Railway Summit 2021

«Há pouco mais de um ano, quando falei na edição anterior da Portugal Railway Summit, passei boa parte do meu discurso a descrever as dificuldades que a ferrovia enfrentava em Portugal... Os problemas não estão todos resolvidos, mas hoje posso vir aqui dizer-vos que temos as obras em todos os principais corredores ferroviários do país já no terreno ou em concurso e que conseguimos recuperar material circulante suficiente para reduzir as supressões ao mínimo, sobrando apenas aqueles casos imprevistos que é impossível evitar.»

Executivo já pondera submeter Aeroporto do Montijo a avaliação ambiental estratégica

Executivo já pondera submeter Aeroporto do Montijo a avaliação ambiental estratégica

O Executivo está disposto a dar um passo atrás no que toca à recusa em efectuar uma avaliação ambiental estratégica sobre a nova solução aeroportuária para a capital portuguesa – a possibilidade vai estar, afinal, em cima da mesa, o que à partida deverá passar pela comparação da solução Portela mais Montijo com outra opção. A informação foi avançada pelo Ministro das Infra-estruturas durante o debate da proposta de OE 2021.